1 de dezembro de 2011

Como deixar seu Porquinho-da-índia saudável sempre!!







Alimentação


*Os porquinhos devem comer algumas raízes todos os dias, 
- Cenouras
- Nabo:
- Beterraba
*Verduras
Todos os porquinhos necessitam de comer verduras todos os dias, além do feno e da ração.
- Alface
- Espinafres
*Fruta recomendadas para porquinhos são:
- Banana
- Laranja
- Uvas
- Melão
- Pêra
- Maçã

*Plantas selvagens
Nunca apanhe plantas à beira da estrada, provavelmente estão infectadas pelo fumo dos carros e pelo chichi dos cães que passam. É importante também que estejam livres de fungos, de mordidelas de insectos, pontos vermelhos, substância branca, etc. Não colha também em campos cultivados que podem estar contaminados com químicos usados na agricultura.
Uma boa planta selvagem é a própria relva, da qual os porquinhos de alimentaram desde sempre no seu habitat natural, rica em vitamina C e em fibras, boa para o sistema digestivo e para o desgaste dos dentes. No entanto, é mais seguro comprar erva própria para gatos à venda nas lojas de animais, do que colhê-la da rua e poder vir acompanhada de ervas venenosas para os porquinhos. A erva ou relva deve ser dada aos poucos, devagarinho, começando com poucas quantidades, para que não cause diarreia ao porquinho. Depois de umas semanas pode já dar em bastantes quantidades principalmente durante a primavera e o verão.

*Plantas venenosas para porquinhos:
- Anémona
- Beladona
- Corriola (planta trepadeira)
- Madeira de Buxo
- Azeda
- Celidónia
- Luva de raposa
- Cónio
- Ruibarbo (selvagem ou cultivado)
- Ramagem da batata

OBS:Se estiver indeciso se a planta é boa ou não para porquinhos, o melhor e mais seguro é não dar, para que não corra o risco de envenenar o animal.

*Ração
A ração tem de ser própria para porquinhos-da-índia e que tenha vitamina C (as minha marcas preferidas incluem a Versele-laga e Extravital). É importante não esquecer que a ração perde o valor de vitamina C após 9 a 12 semanas de o pacote estar aberto.
Cuidado com rações com sobrecarga de proteínas, o nível de proteínas deve estar entre 14 e 18%.
Valores ótimos de ração: Em Manutenção Em Criação Óleo 2,6% 3,5%Proteína 13% 18% Fibra 8% 11,2%
OBS:Nunca se deve dar ração de coelhos que pode conter um medicamento nocivo para os porquinhos, usado para combater a Coccidose nos coelhos, que está relacionado com mortes esporádicas em porquinhos, diarreia, diminuição da eficiência digestiva. Além disso, a ração para coelhos não satisfaz as necessidades nutritivas dos porquinhos, tem falta de vitamina C e excesso de vitamina D.

GAIOLA
A gaiola do porquinho deve ter boa ventilação, um fundo sólido que não ofereça risco do porquinho ou de seus filhotes caírem, e deve ser grande bastante para os animais se movimentarem livremente. Só podem ser usadas gaiolas de fundo de arame se a malha for apertada ou se algo for posto em cima do arame para garantir um chão firme. Um aquário de vidro nunca deve ser usado por causa de ventilação pobre.
A altura da gaiola, se aberta em cima, deve ser pelo menos 25 centímetros para prevenir fugas, por mais que o porquinho não seja um bom saltador. Nela também deve haver um espaço para que o porquinho possa se recolher quando quiser - uma caixa de papelão com um fundo aberto e um buraco lateral é uma boa opção.

Acessórios e brinquedos
#Casinhas
#Brinquedos de roer
#Pedra de minerais ou sais
#Tubos, Túneis, Chubes
#Ramos de árvores de fruto para roer
#Pedra áspera (da rua mesmo) para gastar as unhas
#Esconderijos
#Alcofas
#Bolas de feno

Forragem da gaiola
O visto a forragem sao muito importante e a frequência com que é mudada, pouca limpesa podem trazer doenças mais um porquinho limpo é um porquinho saudável.O mais importante relativamente e à forragem é a frequência com que ela é mudada e que a gaiola é limpa. Claro que o ideal seria limpar a gaiola todos os dias, mas mudar e limpar a cada 2 ou 3 dias já previne fungos e donças.

*Um dos materiais que é aconselhado então para forrar a gaiola é colocar bastante jornal e cobri-lo completamente com bastante feno, assim os porquinhos estão constantemente a comer e o jornal deixa evaporar a urina.
OBS:O facto de os porquinhos morderem ou mesmo ingerirem algum jornal não é preocupante. Primeiro porque eles apenas trincam no início por curiosidade e não em quantidades suficientes para que a tinta do jornal possa afectá-los. De qualquer forma, se parece que o porquinho anda a comer demasiado jornal, então é melhor deixar de o colocar.

*Outra boa alternativa parecem ser os corncobs, um granulado natural a partir do sabugo do milho, que não provoca alergias e é bastante absorvente. Ao comprar este granulado, quanto maior melhor o sabugo e mais segura do outros tipos de forragem.
OBS:nao usar Raspas de madeira Por que provocar doenças respiratórias e de pele, Além disso, as raspas de madeira absorvem muito bem a urina dos porquinhos, mas não a deixa evaporar, Se utilizar raspas de madeira, mas se usar apenas as de pinho próprias para animaise prefira as que têm uma aparência mais branca e tratadas por aquecimento, sem qualquer essência ou corante.

vacina
porquinhos da índia não precisam de nenhum tipo de vacina, porém é sempre bom estar atento: é importante manter a higiene do ambiente, submetê-lo a exame de fezes uma ou duas vezes ao ano e tomar medidas usuais de higiene com animais.


Como dar banho?
Não é necessário dar banho, já que eles mesmos se encarregam de cuidar da própria higiene se "lambendo", porém se você quiser, pode lavá-los com água morna em dias quentes, com xampu neutro e se o seu porquinho tiver pêlo longo, aconselha-se a escová-lo semanalmente no sentido contrário ao crescimento dos pêlos, para evitar que lá fiquem fios mortos, evitando assim que embaracem. Mesmo assim, não é bom banhar demais o porquinho, até porque ele pode pegar uma gripe ou uma infecção se a água entrar em lugares errados.

Qual é o preço normalmente de um?
Nas pet shops, o preço pode variar entre R$ 10 e R$ 20.

Como o meu porquinho deve se exercitar?
Porquinhos precisam de exercício diário e na maioria dos casos a gaiola não é grande o bastante para satisfazer esta necessidade. Você pode, então, reservar um espaço especial para deixá-lo brincando fora da gaiola, sempre supervisionado e longe de qualquer tipo de objeto que represente perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário